Hoje, neste artigo, você ficará surpreso ao saber por quais motivos o kimono de jiu-jítsu tem suas cores oficiais e como as cores não oficiais influenciam os praticantes desta arte.
Nas lojas, você irá encontrar kimonos de todas as cores básicas que você imaginar: branco, vermelho, amarelo, azul, marrom, cinza, verde, rosa e até mesmo roxo e laranja.
Também encontrará kimonos estampados e camuflados!
Mas até que ponto o uso de kimonos tão chamativos é considerado bom senso?
Vamos refletir!
O SIGNIFICADO DAS CORES DO KIMONO DE JIU-JÍTSU
A cor do kimono de jiu-jítsu é influenciada pela cultura e pela necessidade.
O significado do kimono branco, por exemplo, remonta aos primórdios das artes marciais no Japão, por isso tende a ser a cor preferida dos lutadores mais tradicionais.
Lá no japão, terra do karatê, do judô e do jiu-jítsu, a cor branca simboliza a pureza elemental e a verdade, já que a verdade objetiva é clara como o branco.
E como bem sabemos, os japoneses valorizam muito o simbolismo em sua cultura, o que fica evidente em suas artes, inclusive nas artes marciais.
O significado do kimono azul e o significado do kimono preto são inexistentes. Essas cores de kimono surgiram pela necessidade de diferenciação dos oponentes em campeonatos.
QUAIS CORES SÃO PERMITIDAS NAS ACADEMIAS?
Geralmente, são aceitas cores oficiais e não oficiais, só que existem academias mais tradicionais e clássicas que estabelecem regras mais conservadoras.
Se a academia não estabelecer regras para isso, os lutadores podem querer usar kimonos “personalizados demais”, trazendo para o tatame expressões da sua personalidade e também de ideologias.
Porém, isso pode ocasionar problemas, porque distrai os praticantes, que deveriam se manter focados e concentrados nos treinos. É recomendado ter bom senso e ser discreto.
Não é comumente aceito o uso de calça de uma cor e wagui (casaco) de outra cor, mesmo em academias. Mas, eventualmente, se não houver outra solução, poderá ser permitido.
QUAIS CORES DE KIMONO SÃO PERMITIDAS EM CAMPEONATOS DE JIU-JÍTSU?
Atente-se às regras dos campeonatos de jiu-jítsu relativas ao kimono; caso contrário, você será pego de surpresa e desclassificado.
Quanto à cor de kimono para campeonato de jiu-jítsu, a IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro) exige o uso de cor uniforme: branco, azul-royal ou preto.
Além da IBJJF, há outros órgãos regulamentadores nacionais e internacionais que definem as cores branca, azul-real e preto como cores oficiais de kimono; exemplo: UAEJJF e CBJJE.
No mercado de kimonos, os fabricantes procuram seguir à risca as exigências dos órgãos regulamentadores e focam na fabricação de kimonos nessas cores oficiais.
As cores do kimono ajudam a distinguir os lutadores
Quando os lutadores entram em combate, fica mais fácil identificar quem é quem se cada lutador estiver usando uma cor de kimono.
Isso parece bobagem, mas não é, porque os lutadores podem ser muito semelhantes: mesma altura, tom de pele, biotipo, peso, cebelo e até mesmo rostos muito semelhantes.
Isso facilita a vida dos juízes ao longo das competições e também gera um conforto visual para as pessoas da plateia.
Nos campeonatos de jiu-jítsu brasileiro (BJJ), isso é levado em conta, mas em campeonatos de outras artes marciais, a tradição do kimono branco é inquebrável e, portanto, mantida.
Os dois lutadores podem usar a mesma cor de kimono?
Nos campeonatos, geralmente, dois lutadores podem disputar usando kimonos da mesma cor. Mas um terá que usar a faixa verde e amarela para diferenciação.
E a regra estabelece que lutadores com faixa-preta não podem usar kimonos pretos nos campeonatos.
De qualquer forma, o lutador de jiu-jítsu deve ter sempre com ele kimonos nas três cores oficiais para pronta subtituição se necessário, além de kimonos reservas.
A personalização do kimono é permitida?
Algumas personalizações são permitidas, como o uso de patches, símbolos, logos e emblemas da academia ou equipe da qual o lutador faz parte e representa e, também, de patrocinadores.
Se a cor dos patches for a mesma cor do kimono do oponente, será pedido para que esses patches sejam removidos ou substituídos.
A camisa (wagui), a gola e a calça (shitabaki) precisam ser, obrigatoriamente, da mesma cor, sem qualquer variação de tonalidade.
QUAL É A MELHOR COR DE KIMONO PARA JIU-JÍTSU?
O kimono branco tem as suas vantagens. Ele é clássico e charmoso, tende a ser mais barato e não desbota com o tempo. Por isso, é a cor mais vendida.
Mas, convenhamos, kimono branco suja facilmente, ficando encardido e necessitando de lavagens mais atentas e até mais profundas para remover a sujeira impregnada.
Por isso, visando praticidade, muitos preferem kimonos de cores escuras nos treinos, como cinza, chumbo, preto e azul-real.
Mas essas cores desbotam ao longo do tempo, principalmente se você não cuidar bem do kimono. A In The Guard te ensina como preservar o kimono neste artigo:
Aprenda como lavar e cuidar do kimono para máxima durabilidade.
Que tal comprar seu próximo kimono In The Guard preto, azul ou branco?
Conheça o quimono In The Guard e faça seu pedido agora mesmo.
Quimonos de jiu-jítsu In The Guard por categoria: