9 chaves do jiu-jitsu muito poderosas

O jiu-jitsu brasileiro (BJJ) é uma arte marcial rica em técnicas de finalização conhecidas como “chaves”. Essas chaves são usadas para imobilizar ou forçar um oponente a desistir, aplicando pressão nas articulações e músculos. Neste artigo, exploraremos algumas das chaves do jiu-jitsu mais poderosas e também perigosas, mas permitidas.


Chave de braço


A chave de braço (arm lock) é uma das finalizações do jiu-jitsu mais icônicas. Esta técnica envolve estender o braço do oponente, aplicando pressão no cotovelo. A chave de braço pode ser executada de várias posições, incluindo a guarda, montada e até mesmo durante transições.


Execução


A partir da posição montada, domine um braço do oponente. Uma das tuas pernas deve permanecer sobre a região abdominal do oponente, e a outra perna deve ficar entre a cabeça e o pescoço dele. Em seguida, aproxime os joelhos, mantendo o braço do oponente dominado, estendido e firme. Segure a mão dele com as tuas duas mãos, evitando que ele rotacione o braço e o punho para encontrar uma saída. Finalize elevando o quadril enquanto puxa o braço dele para baixo, criando uma pressão no cotovelo.


Veja a execução:




Chave de ombro


Existem várias técnicas de chave de ombro (shoulder lock), incluindo a kimura e a americana, as duas mais conhecidas e praticadas. Ambas aplicam pressão na articulação do ombro, torcendo-o em uma direção que causa dor intensa e possível lesão se a pressão não for controlada. Ambas podem ser aplicadas a partir da posição montada ou da posição de 100 kg.


Execução da kimura


A partir da posição de 100 kg, controle o braço esquerdo do oponente, segurando com a tua mão direita o pulso dele contra o solo, lembrando que a palma da mão dele deve estar virada para baixo, em contato com o solo. Passe teu braço esquerdo por baixo do braço esquerdo dele e segure teu pulso direito. Faça uma inversão de base, abrindo as pernas sobre o solo, com os joelhos estendidos correndo de lado, isso te dará um ponto muito bom para gerar pressão no movimento final. Agora, levante o corpo e use o oponente para criar alavanca, gerando uma pressão muito incômoda no ombro dele. Mas o caso ele seja muito flexível e resistente, passe a tua perna de trás (a esquerda) sobre a cabeça dele para que você consiga exercer ainda mais pressão no ombro, finalizando a luta.


Execução da americana


A americana é parecida com a kimura, mas o que muda é a posição inicial do braço do oponente. Em vez de travar o pulso esquerdo dele contra o solo, com a palma virada para baixo, você, agora, vai passar o braço esquerdo dele contra o solo, com a palma virada para cima. E agora é o teu braço direito que vai passar por baixo do braço esquerdo dele e agarrar teu pulso esquerdo. Com teu cotovelo, pressione e trave o rosto dele. Por fim, levante o cotovelo direito aos poucos para exercer pressão incômoda no ombro do oponente.


Chave de bíceps


A chave de bíceps (bicep slicer) é uma técnica que aplica pressão nos músculos do bíceps, causando dor intensa e possível lesão. Pode ser uma finalização surpresa, uma “carta na manga” muito eficiente até mesmo em defesas de triângulo. Vale lembrar que sua execução não é permitida para lutadores de faixa branca, azul ou roxa, somente para lutadores de faixa marrom ou preta, porque foi considerada perigosa.


Execução


A partir da posição de 100 kg, apoie a tua mão direita sobre o bíceps esquerdo do oponente e passe teu cotovelo esquerdo por trás da antebraço dele. Agora, enrole o braço dele e mova o antebraço dele até ficar travado entre a tua axila esquerda e teu antebraço. Com a tua mão direita, agarra o teu bíceps esquerdo, travando a posição. Finalize exercendo pressão aos poucos sobre o bíceps do oponente, causando-lhe dor intensa. Mas torne muito cuidado para não lesioná-lo.


Veja a execução:




Chave de pulso


A chave de pulso, também conhecida como chave “mão de vaca”, pode ser aplicada de inúmeras maneiras e posições. É uma técnica que aplica pressão na articulação do pulso, seja pressionando o pulso do oponente para baixo ou para cima, travando a movimentação dele sem dar chance de escapatória. A dor causada é tão intensa, que o oponente geralmente sinaliza a derrota. Também é muito efetiva em situações de autodefesa.


Execução


Lutando em pé, caso o oponente coloque uma das mãos no teu peito, digamos que a mão esquerda, aproveite a oportunidade para colocar a tua mão esquerda sobre a mão dele. Em seguida, segure o cotovelo dele com a tua mão direita, travando o braço dele mesmo caso ele queira tirar a mão. Gire o pulso dele na direção da tua direita, travando o braço do oponente na tua direção. Ao mesmo tempo, pressione o cotovelo dele na direção do teu peito, fazendo com que a mão dele seja pressionada e contra o pulso.


Chave de joelho


A chave de joelho é um tipo de chave de perna que aplica pressão contrária no sentido da articulação do joelho, causando grande desconforto. Ela permite variações, podendo ser aplicada a partir da posição sentada ou em pé, e a finalização pode ocorrer usando as mãos ou as axilas para exercer pressão no tornozelo e consequentemente no joelho.


Execução


Partindo da posição sentada, domine e trave a perna do oponente, segurando o pé o posicionando teu quadril de frente para o joelho dele. Evite travar o quadril na coxa ou na canela do oponente, mas sim no joelho exatamente. Mantenha as pernas bem fechadas e juntas, sem chance de o oponente girar e escapar a perna dele. Melhor ainda é quando travar a canela entrelaçada entre teus pés. Após encaixar a chave de joelho, existem 3 maneiras de gerar pressão nos joelhos: puxando o pé para trás, movendo o pé para a axila esquerda ou direita, forçando o tronco e os braços para trás.


Veja a execução:




Chave de calcanhar


A chave de calcanhar (heel hook) é uma técnica poderosa que aplica pressão no calcanhar do oponente, torcendo a articulação do joelho e pode ser executada a partir de diversas posições. Mas, atenção, é uma chave muito perigosa, pois afeta diretamente os ligamentos do joelho, causando danos profundos que só podem ser parcialmente reparados com cirurgia.


Execução


A partir da posição sentada e de frente para o oponente, envolva uma perna dele com as pernas, virando-se para o lado da perna que quer atacar. O pé da perna de baixo precisa ficar apoiado na cintura do oponente, e o outro joelho deve impedir que o lutador rotacione e tire a perna. Isso mantém ele travado. Agora, com as duas mãos, segure o tornozelo dele e encoste o pé dele na parte interna do teu peito. Conecte as mãos e exerça pressão no tornozelo usando os teus ossos.


Chave de panturrilha


A chave de panturrilha (calf slicer) é uma técnica que aplica pressão nos músculos da panturrilha, causando dor intensa. Muito versátil porque pode ser aplicada a partir de posições e maneiras diversas.


Execução


A partir da posição montada, domine um braço do oponente. Uma das tuas pernas deve permanecer sobre a região abdominal do oponente, e a outra perna deve ficar entre a cabeça e o pescoço dele. Em seguida, aproxime os joelhos, mantendo o braço do oponente dominado, estendido e firme. Segure a mão dele com as tuas mãos, evitando que ele rotacione o braço e o punho para encontrar uma saída. Finalize elevando o quadril enquanto puxa o braço dele para baixo, criando uma poderosa alavanca. 



Aproveite e conheça os kimonos e outros produtos In The Guard na Loja do Kimono:


Quimono de jiu-jitsu In The Guard:


Quimono masculino In The Guard

Quimono feminino In The Guard

Quimono infantil In The Guard


Rash guard de jiu-jitsu In The Guard:

Rash guard masculina In The Guard

Rash guard feminina In The Guard

Rash guard infantil In The Guard


Outros:


Body In The Guard

Calça de compressão In The Guard

Top In The Guard

Faixa Jiu-Jitsu In The Guard