As regras de pontuação do jiu-jitsu brasileiro (BJJ) promovem um estilo de luta que valoriza a técnica, o controle e as estratégias, prevenindo lutas desiguais, onde um atleta domina o outro, sem levar em conta critérios claros de avaliação.
As regras podem ser um pouco diferentes, dependendo de cada federação. Neste artigo, vamos considerar as regras da CBJJ, a maior confederação de jiu-jitsu.
A pontuação como método de avaliação
A pontuação no jiu-jitsu serve como um método para avaliar o desempenho dos lutadores nos combates. Cada movimentação bem executada vale um número específico de pontos.
O objetivo final é acumular mais pontos que o oponente ou, idealmente, forçar uma finalização.
Movimentos que pontuam no jiu-jitsu
Existem, basicamente, 3 grupos de movimentações passíveis de pontuação:
- Grupo 1: movimentações que geram 2 pontos
- Grupo 2: movimentações que geram 3 pontos
- Grupo 3: movimentações que geram 4 pontos
Queda (2 Pontos)
As quedas, semelhantes aos takedowns de outras artes marciais, são recompensadas com 2 pontos. Para que os pontos sejam contabilizados, o atleta deve seguir a queda com um controle efetivo sobre o adversário por, pelo menos, 3 segundos.
Raspagem (2 Pontos)
Quando você está na guarda ou na meia guarda e realiza uma raspagem com as pernas, marca-se 2 pontos. Para existir a pontuação por raspagem, a guarda é uma condição necessária.
Sem guarda, sem pontuação. Ou seja, será considerada como uma simples inversão, e não como uma raspagem. Por exemplo, uma inversão a partir da posição dos 100 kg, ou uma inversão a partir da montada. As inversões não são pontuadas.
Joelho na barriga (2 Pontos)
A imobilização realizada com o joelho na barriga por, pelo menos, 3 segundos, geram 2 pontos, mas existe um detalhe: o outro joelho não pode ficar encostado no chão, a perna deve ficar na posição transversal ao oponente, e o pé apoiado no solo.
Outro detalhe é que o corpo do lutador que aplica a imobilização deve estar voltado para a cabeça do adversário.
Passagem de guarda (3 Pontos)
Atualmente, a passagem de guarda é a única movimentação que gera 3 pontos. Ela ocorre quando o lutador está dentro da guarda do oponente e consegue escapar, dominando-o logo em seguida, de modo que o oponente não mais consiga usar as pernas para atacar ou se defender.
A passagem de guarda demonstra a habilidade do lutador em neutralizar a defesa do oponente.
A posição final da passagem de guarda deve ser dominante, seja na posição transversal, lateral ou longitudinal, de modo que o oponente não consiga mais usar as pernas para controlar.
Montada (4 Pontos)
Na montada, o atleta está posicionado sobre o tronco do adversário, com as pernas de cada lado do corpo dele virado para cima ou para baixo. Essa posição não só gera 4 pontos, mas também abre várias possibilidades para finalizações.
A montada é considerada uma das posições mais seguras e dominantes. Para a pontuação ocorrer, são necessários pelo menos 3 segundos de montada estabilizada. Caso contrário, será contabilizada como uma vantagem.
Vale ressaltar que os dois joelhos devem estar apoiados sobre o solo, ou pelo menos um joelho e um pé, sempre nas laterais do corpo do oponente, e com o corpo virado para a cabeça do adversário.
Existem algumas variações de montada:
- Montada clássica: com os dois joelhos e os dois pés tocando o solo.
- Montada técnica: quando um joelho está repousado sobre o chão enquanto o pé da da outra perna está no chão, mas o joelho está fora.
- Montada espalha-frango: sem os pés no chão, e sim travando as canelas do oponente.
- Montada com braço preso: um dos braços do oponente fica preso junto ao corpo.
- Montada lateral: quando o corpo do oponente está de lado.
- Montada pelas costas: posição em que o oponente está virado para baixo, com pouco poder de ação.
Atenção!
Existem duas montadas que não pontuam: (1) a montada invertida, aquela que o corpo do atleta fica voltado para os pés do oponente; e (2) a montada que trava os dois braços do oponente sem que os joelhos ultrapassem a linha dos ombros dele.
Domínio das costas, com ganchos aplicados (4 Pontos)
Essa movimentação gera 4 pontos e ocorre quando um atleta está nas costas do adversário e, ao mesmo tempo, com os calcanhares posicionados na parte interna das coxas dele, caracterizando os "ganchos", sem cruzar os pés.
A pontuação é alta, pois a movimentação culmina em uma posição extremamente vantajosa, permitindo submissões enquanto se mantém um bom controle do oponente.
As regras da vantagem no jiu-jitsu
Digamos que a vantagem "é quase uma pontuação". Ela é contabilizada ao longo da luta e pode ser decisiva em casos de empate.
Conforme consta no Artigo 5º das regras da CBJJ:
"A vantagem se caracteriza quando o atleta conquista uma posição passível de pontuação que exige domínio sobre o adversário pelo tempo mínimo de 3 (três) segundos, mas não consegue manter tal domínio.".
"A vantagem se caracteriza pela movimentação incompleta de uma posição passível de pontuação. O árbitro deverá avaliar se o atleta levou real perigo ao adversário, chegando muito próximo de atingir a posição passível de pontuação.”
"O atleta também terá uma vantagem assinalada quando aplicar uma tentativa de finalização que venha a expor o adversário ao perigo real de desistência. Mais uma vez cabe ao árbitro avaliar a proximidade da finalização."
As vantagens sempre terão menos valor e importância do que as pontuações. Se ocorrer de um lutador obter cinco vantagens e zero pontos durante toda a luta, e seu oponente acumular nenhuma vantagem e apenas 2 pontos, este levará a vitória por pontos.
As faltas e punições no jiu-jitsu
Faltas gravíssimas
São punidas imediatamente com a desclassificação e estão divididas entre faltas técnicas e faltas disciplinares.
Exemplos de falta técnica:
- Aplicar golpes ou movimentações proibidas na categoria.
- Não trocar o kimono sem condições de uso por outro no tempo determinado.
- Safar-se de uma finalização, extrapolando a área de luta.
- Tapar a boca e/ou o nariz do adversário, usando as mãos.
Exemplos de falta disciplinar:
- Ofensas ao adversário, juiz, mesários ou público.
- Agressão física ao adversário, juiz, mesários ou público.
- Golpes traumáticos intencionais na genitália, olhos, puxões de cabelo, etc.
- Comemorações polêmicas, ofensivas e desonrosas.
Faltas graves
Embora o lutador não seja desclassificado por cometer uma falta grave, se ele acumular 4 faltas graves, o juiz irá desclassificá-lo.
Exemplos de falta grave:
- Tirar intencionalmente a faixa ou o kimono para obter alguma vantagem.
- Ignorar o árbitro, o que caracteriza desobediência.
- Deslocar o oponente para além da área de combate.
- Agarrar com os dedos por dentro da manga ou bainha da calça do oponente.
Punições acumulativas:
- Primeira falta: o árbitro apenas faz o gesto de punição.
- Segunda falta: o árbitro faz o gesto de punição e dá uma vantagem ao adversário.
- Terceira falta: o árbitro faz o gesto de punição e dá 2 pontos ao adversário.
- Quarta falta: o árbitro faz o gesto de punição e o desclassifica.
Faltas por falta de combatividade
As faltas por falta de combatividade ocorrem quando o lutador permanece por 20 segundos ou mais sem tentar finalizações, ou sem tentar posições passíveis de pontuação, tornando a luta "amarrada", sem dinamismo. A falta por falta de combatividade é punida pelo árbitro da mesma maneira que as faltas graves.
O que mais impacta na avaliação dos juízes de jiu-jitsu
Tentativas de finalização
Embora não sejam contabilizadas como pontos diretos, as tentativas de finalização bem executadas podem impactar a avaliação dos juízes. Lutadores que estão constantemente buscando submissões e impondo pressão sobre o adversário podem ser favorecidos.
Postura ofensiva e combativa
Manter uma postura ofensiva é crucial para marcar pontos e controlar a luta. Isso envolve a iniciativa de buscar passagens de guarda, montadas ou ataques às costas do adversário. Lutadores que demonstram proatividade podem influenciar o julgamento dos árbitros e dominar o ritmo da luta.
O jiu-jitsu é uma arte suave em constante evolução, e as regras podem mudar com o tempo. Portanto, é essencial que os atletas se mantenham atualizados sobre quaisquer alterações nas diretrizes e se adaptem a elas.
Para saber mais detalhes das regras de pontuação, é imprescindível estudar os livros de regras disponibilizados pelas confederações.
Bons combates!
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