Dominando as regras do sistema de pontuação no jiu-jitsu

As regras de pontuação do jiu-jitsu brasileiro (BJJ) promovem um estilo de luta que valoriza a técnica, o controle e as estratégias, prevenindo lutas desiguais, onde um atleta domina o outro, sem levar em conta critérios claros de avaliação. 


As regras podem ser um pouco diferentes, dependendo de cada federação. Neste artigo, vamos considerar as regras da CBJJ, a maior confederação de jiu-jitsu. 


A pontuação como método de avaliação


A pontuação no jiu-jitsu serve como um método para avaliar o desempenho dos lutadores nos combates. Cada movimentação bem executada vale um número específico de pontos.


O objetivo final é acumular mais pontos que o oponente ou, idealmente, forçar uma finalização. 


Movimentos que pontuam no jiu-jitsu


Existem, basicamente, 3 grupos de movimentações passíveis de pontuação:


  • Grupo 1: movimentações que geram 2 pontos
  • Grupo 2: movimentações que geram 3 pontos
  • Grupo 3: movimentações que geram 4 pontos 


Queda (2 Pontos)


As quedas, semelhantes aos takedowns de outras artes marciais, são recompensadas com 2 pontos. Para que os pontos sejam contabilizados, o atleta deve seguir a queda com um controle efetivo sobre o adversário por, pelo menos, 3 segundos.


Raspagem (2 Pontos)


Quando você está na guarda ou na meia guarda e realiza uma raspagem com as pernas, marca-se 2 pontos. Para existir a pontuação por raspagem, a guarda é uma condição necessária.

Sem guarda, sem pontuação. Ou seja, será considerada como uma simples inversão, e não como uma raspagem. Por exemplo, uma inversão a partir da posição dos 100 kg, ou uma inversão a partir da montada. As inversões não são pontuadas.


Joelho na barriga (2 Pontos)


A imobilização realizada com o joelho na barriga por, pelo menos, 3 segundos, geram 2 pontos, mas existe um detalhe: o outro joelho não pode ficar encostado no chão, a perna deve ficar na posição transversal ao oponente, e o pé apoiado no solo.

Outro detalhe é que o corpo do lutador que aplica a imobilização deve estar voltado para a cabeça do adversário. 


Passagem de guarda (3 Pontos)


Atualmente, a passagem de guarda é a única movimentação que gera 3 pontos. Ela ocorre quando o lutador está dentro da guarda do oponente e consegue escapar, dominando-o logo em seguida, de modo que o oponente não mais consiga usar as pernas para atacar ou se defender.

A passagem de guarda demonstra a habilidade do lutador em neutralizar a defesa do oponente.


A posição final da passagem de guarda deve ser dominante, seja na posição transversal, lateral ou longitudinal, de modo que o oponente não consiga mais usar as pernas para controlar.


Montada (4 Pontos)


Na montada, o atleta está posicionado sobre o tronco do adversário, com as pernas de cada lado do corpo dele virado para cima ou para baixo. Essa posição não só gera 4 pontos, mas também abre várias possibilidades para finalizações.

A montada é considerada uma das posições mais seguras e dominantes. Para a pontuação ocorrer, são necessários pelo menos 3 segundos de montada estabilizada. Caso contrário, será contabilizada como uma vantagem. 


Vale ressaltar que os dois joelhos devem estar apoiados sobre o solo, ou pelo menos um joelho e um pé, sempre nas laterais do corpo do oponente, e com o corpo virado para a cabeça do adversário. 


Existem algumas variações de montada:


  • Montada clássica: com os dois joelhos e os dois pés tocando o solo.
  • Montada técnica: quando um joelho está repousado sobre o chão enquanto o pé da da outra perna está no chão, mas o joelho está fora.
  • Montada espalha-frango: sem os pés no chão, e sim travando as canelas do oponente.
  • Montada com braço preso: um dos braços do oponente fica preso junto ao corpo.
  • Montada lateral: quando o corpo do oponente está de lado.
  • Montada pelas costas: posição em que o oponente está virado para baixo, com pouco poder de ação.


Atenção!


Existem duas montadas que não pontuam: (1) a montada invertida, aquela que o corpo do atleta fica voltado para os pés do oponente; e (2) a montada que trava os dois braços do oponente sem que os joelhos ultrapassem a linha dos ombros dele.


Domínio das costas, com ganchos aplicados (4 Pontos)


Essa movimentação gera 4 pontos e ocorre quando um atleta está nas costas do adversário e, ao mesmo tempo, com os calcanhares posicionados na parte interna das coxas dele, caracterizando os "ganchos", sem cruzar os pés.

A pontuação é alta, pois a movimentação culmina em uma posição extremamente vantajosa, permitindo submissões enquanto se mantém um bom controle do oponente.


As regras da vantagem no jiu-jitsu


Digamos que a vantagem "é quase uma pontuação". Ela é contabilizada ao longo da luta e pode ser decisiva em casos de empate.


Conforme consta no Artigo 5º das regras da CBJJ:


"A vantagem se caracteriza quando o atleta conquista uma posição passível de pontuação que exige domínio sobre o adversário pelo tempo mínimo de 3 (três) segundos, mas não consegue manter tal domínio.".


"A vantagem se caracteriza pela movimentação incompleta de uma posição passível de pontuação. O árbitro deverá avaliar se o atleta levou real perigo ao adversário, chegando muito próximo de atingir a posição passível de pontuação.”


"O atleta também terá uma vantagem assinalada quando aplicar uma tentativa de finalização que venha a expor o adversário ao perigo real de desistência. Mais uma vez cabe ao árbitro avaliar a proximidade da finalização." 


As vantagens sempre terão menos valor e importância do que as pontuações. Se ocorrer de um lutador obter cinco vantagens e zero pontos durante toda a luta, e seu oponente acumular nenhuma vantagem e apenas 2 pontos, este levará a vitória por pontos.


As faltas e punições no jiu-jitsu


Faltas gravíssimas


São punidas imediatamente com a desclassificação e estão divididas entre faltas técnicas e faltas disciplinares.


Exemplos de falta técnica:


  • Aplicar golpes ou movimentações proibidas na categoria.
  • Não trocar o kimono sem condições de uso por outro no tempo determinado.
  • Safar-se de uma finalização, extrapolando a área de luta.
  • Tapar a boca e/ou o nariz do adversário, usando as mãos.


Exemplos de falta disciplinar:


  • Ofensas ao adversário, juiz, mesários ou público.
  • Agressão física ao adversário, juiz, mesários ou público.
  • Golpes traumáticos intencionais na genitália, olhos, puxões de cabelo, etc.
  • Comemorações polêmicas, ofensivas e desonrosas.


Faltas graves


Embora o lutador não seja desclassificado por cometer uma falta grave, se ele acumular 4 faltas graves, o juiz irá desclassificá-lo.


Exemplos de falta grave:


  • Tirar intencionalmente a faixa ou o kimono para obter alguma vantagem.
  • Ignorar o árbitro, o que caracteriza desobediência.
  • Deslocar o oponente para além da área de combate.
  • Agarrar com os dedos por dentro da manga ou bainha da calça do oponente.


Punições acumulativas: 


  • Primeira falta: o árbitro apenas faz o gesto de punição.
  • Segunda falta: o árbitro faz o gesto de punição e dá uma vantagem ao adversário.
  • Terceira falta: o árbitro faz o gesto de punição e dá 2 pontos ao adversário.
  • Quarta falta: o árbitro faz o gesto de punição e o desclassifica. 


Faltas por falta de combatividade


As faltas por falta de combatividade ocorrem quando o lutador permanece por 20 segundos ou mais sem tentar finalizações, ou sem tentar posições passíveis de pontuação, tornando a luta "amarrada", sem dinamismo. A falta por falta de combatividade é punida pelo árbitro da mesma maneira que as faltas graves.


O que mais impacta na avaliação dos juízes de jiu-jitsu


Tentativas de finalização


Embora não sejam contabilizadas como pontos diretos, as tentativas de finalização bem executadas podem impactar a avaliação dos juízes. Lutadores que estão constantemente buscando submissões e impondo pressão sobre o adversário podem ser favorecidos.


Postura ofensiva e combativa


Manter uma postura ofensiva é crucial para marcar pontos e controlar a luta. Isso envolve a iniciativa de buscar passagens de guarda, montadas ou ataques às costas do adversário. Lutadores que demonstram proatividade podem influenciar o julgamento dos árbitros e dominar o ritmo da luta.


O jiu-jitsu é uma arte suave em constante evolução, e as regras podem mudar com o tempo. Portanto, é essencial que os atletas se mantenham atualizados sobre quaisquer alterações nas diretrizes e se adaptem a elas.


Para saber mais detalhes das regras de pontuação, é imprescindível estudar os livros de regras disponibilizados pelas confederações.


Bons combates! 


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